Perguntas Frequentes


O que é o Escutismo? - Resposta para Crianças

O Escutismo é uma viagem de descoberta e, sem dúvida nenhuma, um dos períodos mais fantásticos da tua vida.

E é pelo jogo que, no Escutismo, vais conseguir viver Aventuras em reinos imaginários e vais adquirir novos conhecimentos e uma nova forma de olhares para as coisas.

Como escuteiro, vais aprender a conhecer-te melhor e a amar o mundo, brincando, aprendendo, explorando, descobrindo, etc. E o Escutismo vai-te ajudar a tornares-te mais responsável e capaz de te ajudares a ti, à tua família e à tua comunidade.

O que é o Escutismo? - Resposta para Adultos

Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.

Quem foi Baden Powell - BP?

No dia 22 de Fevereiro de 1857 nasceu, em Londres, capital da Inglaterra, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, carinhosamente chamado por B.P., que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, como Fundador do Escutismo.

BP teve uma infância muito feliz e ainda novo participava juntamente com os seus irmãos em excursões de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância. Em 1869 entrou para a escola.

A escola possuía uma mata onde B.P. ia observar animais, apanhar por vezes um coelho, que assava numa fogueira sem fumo e onde desenvolvia as suas habilidades na construção de abrigos e no uso de um pequeno machado. Não sendo um grande estudante destacava canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora.

Em 1876 entrou para o Exército. Distinguiu Capitão. Depois fez campanhas em África tendo e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.

Em 1899 defendeu durante meses a cidade de Mafeking, na África do Sul, duramente atacada pelas forças inimigas Como havia poucos soldados para empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, comunicações, primeiros socorros, etc.

Graças a esses recursos, à inteligência e coragem do seu comandante foi possível à cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços.

A maneira como os jovens desempenharam sua dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impacto em Baden Powell e anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência na fundação do Escutismo. Graças a este feito, o seu nome ficou conhecido mundialmente e foi promovido a Major-General sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.

De regresso à sua Pátria, Baden Powell viu alguns meninos usar nas suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que continha ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens.

Assim estudou um plano e, em 1907 fez um acampamento experimental na Ilha de Brownsea, 20 rapazes de 12 a 16 anos de todas as classes, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta... Foi o primeiro acampamento Escutista.

Tendo sido uma experiência bem sucedida Baden Powell publicou o livro “Escutismo para Rapazes” em 1908. Rapidamente por todo o lado começaram a surgir Grupos de Escuteiros e no final de 1908 já existiam cerca de 60 000 Escuteiros por todo o mundo.

O Escutismo, nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuniram-se, num grande acampamento, escuteiros de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do escutismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo.

Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram B.P., Escuteiro-Chefe Mundial.

Depois de vários anos de dedicação ao Escutismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escuteiras em vários países, B.P. sentiu as suas forças declinarem. Retirou-se então para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quénia, em África.

Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e a visita de amigos. Faleceu na madrugada de 8 de Janeiro de 1941.

Como surgiu o escutismo?

O Escutismo nasceu em 1907. O seu fundador foi um militar inglês chamado Baden-Powell. Assim, a 25 de Julho de 1907, partiu com vinte rapazes, organizados em quatro patrulhas (Corvo, Maçarico, Touro e Lobo) para a ILHA DE BROWNSEA, onde se realizou o primeiro acampamento de Escuteiros.

Este acampamento foi tão bem sucedido, que BP resolveu publicar todas as experiências vividas e conhecidas, de modo a despertar nos jovens o gosto pelas aventuras, num livro a que chamou "Escutismo para Rapazes" ("Scouting For Boys").

Este livro teve tão grande aceitação que, por toda a Inglaterra se formaram novas Patrulhas de Escuteiros. Outros acampamentos e actividades do género se lhe seguiram, assim como publicação de livros, onde o fundador pode exercitar os seus métodos e experiências, que foram coroados de êxitos.

Em poucos anos o Escutismo foi importado para muitos países do mundo, onde provou que as suas actividades e métodos eram universalmente válidos.

Como surgiu o CNE?

O CNE (Corpo Nacional de Escutas) - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.

Em 14 de Fevereiro de 1925 é aprovado pelo Dec. nº 10589 e reconhecido em 17 de Abril de 1928, pelo Bureau Internacional de Londres. A insígnia associativa do CNE é constituída pela Flor-de-lis, em amarelo-ouro, tendo sobreposta a Cruz de Cristo, em encarnado com o seu interior a branco, sendo os contornos a preto.

Por baixo tem um listel em amarelo-ouro, com a divisa sempre "Alerta".

Como se organiza pedagogicamente o CNE?

O Corpo Nacional de Escutas está organizado pedagogicamente em 4 secções, associadas a faixas etárias, com nomenclaturas próprias. Dentro de cada secção, os jovens organizam-se em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função específica.

 

Descrição da 1ª Secção

  • Os elementos são denominados Lobitos;
  • os Lobitos estão divididos em Bandos de 4 a 7 elementos;
  • Denomina-se Alcateia a Unidade formada pelos Bandos de Lobitos;
  • Cada Alcateia tem de dois a cinco Bandos;
  • Cada um dos Bandos designa-se e distingue-se por uma das seguintes cores, escolhida pelos respectivos Lobitos e que figura no distintivo de cada Lobito e na bandeirola de Bando: branco, cinzento, preto, castanho e ruivo;
  • O patrono da I Secção é São Francisco de Assis;
  • A cor representativa desta secção é o Amarelo;

 

Descrição da 2ª Secção

  • Os elementos são denominados Exploradores;
  • Os Exploradores estão divididos em Patrulhas de 4 a 8 elementos;
  • Denomina-se Expedição a Unidade formada pelas Patrulhas de Exploradores; Cada Expedição tem de 2 a 5 Patrulhas;
  • Cada Patrulha designa-se pelo nome de um animal, o Totem, cuja silhueta figura na bandeirola da Patrulha e cujas cores do distintivo distinguem os seus membros; O patrono da II Secção é São Tiago Maior;
  • A cor representativa desta secção é o Verde;

 

Descrição da 3ª Secção

  • Os elementos são denominados Pioneiros;
  • Os Pioneiros estão divididos em Equipas de 4 a 8 elementos;
  • Denomina-se Comunidade a Unidade formada pelas Equipas de Pioneiros;
  • Cada Comunidade tem de 2 a 5 Equipas;
  • Cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Pioneiro da Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Pioneiros devem conhecer e tomar como modelo de acção; O patrono da III Secção é São Pedro;
  • A cor representativa desta secção é o Azul;

 

Descrição da 4ª Secção

  • Os elementos são denominados Caminheiros;
  • Os Caminheiros estão divididos em Tribos de 4 a 8 elementos;
  • Denomina-se Clã a Unidade formada pelas Tribos de Caminheiros;
  • Cada Clã tem de 2 a 5 Tribos;
  • Cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Benemérito da Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Caminheiros devem conhecer e tomar como modelo de acção;
  • O patrono da IV Secção é São Paulo;
  • A cor representativa desta secção é o Vermelho;

Dirigentes e Chefia:

  • Chefe de Agrupamento
  • Chefe de Agrupamento Adjunto
  • Assistente de Agrupamento
  • Adjunto de Assistente de Agrupamento
  • Secretário de Agrupamento
  • Tesoureiro de Agrupamento
  • Chefe de Secção
  • Chefe de Secção Adjunto
FAQ'S

Escuteiros Meãs do Campo

Rua da Igreja
Meãs de Cima
3140-166 Meãs do Campo

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter